29 outubro 2013

29 de outubro: Dia Nacional do Livro


Poucas pessoas sabem, mas no dia 29 de outubro se comemora o Dia Nacional do Livro! :D

Bom, a história por trás da comemoração tem início no ano de 1808, onde o Brasil passou a editar seus primeiros livros, sendo o primeiríssimo entre eles o livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, através da Imprensa Régia, fundada por D.João VI. Porém, foi no dia 29 de outubro de 1810, dois anos depois, em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, onde então foi fundada a Biblioteca Nacional, registrando assim o Dia Nacional do Livro.

E para comemorar esse dia tão especial, hoje vim trazer para vocês alguns títulos nacionais que são muito reconhecidos hoje em dia, alguns até mesmo no exterior:

Fazendo meu filme 1, de Paula Pimenta; Filhos do Éden, de Eduardo Spohr; De volta aos quinze, de Bruna Vieira.
Dos livros acima, não li nenhum ainda, mas estou muito ansioso para lê-los, cada um.
A princípio, achei que Fazendo meu filme fosse ser mais um livro de menininha, mas então pesquisei um pouco sobre a série e descobri vários garotos que adoraram o livro! Devido a esse intuito, decidi que daria uma chance aos livros da autora Paula Pimenta, que, em minha opinião, é a autora mais linda e meiga de todo o mundo! Mas outro fato muito importante que me fez sentir interesse por Fazendo meu filme foi o de que, pelo que eu soube, há um show da banda McFly (que, para quem não sabe, é a minha banda favorita! *-*) no segundo livro da série!

Já com Filhos do Éden, do autor Eduardo Spohr, o interesse veio por causa de um primo meu que leu os dois primeiros livros da série e adorou! E além de tudo, a capa é muito bonita, o que também contribuiu para alertar minha curiosidade em lê-lo. Espero que seja uma das minhas próximas leituras.

Com De volta aos quinze, que é o primeiro livro da série Meu primeiro blog, da Bruna Vieira, o interesse surgiu quando vi um vídeo gravado na Bienal do Rio de 2013, onde vi várias pessoas com um exemplar dele na mão em uma fila gigantesca para que a autora o autografasse. Ainda não sei muito sobre o livro, mas creio que deva ser no estilo "YA", mais afeminado, mas não estou me importando muito com isso. Quem sabe ele me surpreenda, não é mesmo? ;D

Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva; A ilha dos dissidentes, de Bárbara Morais; Perdida, de Carina Rissi.
Já dos livros acima, li apenas Feliz ano velho, do autor Marcelo Rubens Paiva, e simplesmente adorei!

Feliz ano velho é um livro baseado em fatos reais, vividos pelo próprio autor, o Marcelo Rubens Paiva, que narra sua experiência de vida após saltar, embriagado, em direção a um lago com poucos centímetros de profundidade, tornando-o um tetraplégico devido ao impacto da queda. Ao todo, a história é super envolvente e extremamente bem escrita! Um livro recomendadíssimo.

O livro A ilha dos dissidentes, primeiro volume da trilogia Anômalos, escrita pela Bárbara Morais, está dando o que falar! Em vários blogs ouvi falarem bem dele (muito bem, aliás!), o que me despertou o interesse. E pelo que pude entender, trata-se de uma distopia, o que me deixou ainda mais empolgado. Mal posso esperar para lê-lo!

E por último, mas não menos importante, temos o livro Perdida, da autora Carina Rissi. Me disseram que sua história é super engraçada, além de muito divertida, do tipo para se ler em um dia, e isso fez com que ele entrasse para minha lista de leituras de 2013. Estou muito ansioso!

Então, é isso! Espero que vocês tenham gostado da postagem e que, assim como eu, também tenham sentido aquela sensação de orgulho pelos nossos autores brasileiros!

Por hoje é isso, pessoal! Um forte abraço e tchau, tchau :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário